Notícias

Carioca Viviane Lyra marcha pelo Penta na Copa Brasil

Carioca Viviane Lyra marcha
Atleta da Fortes e Velozes visa classificação à Copa Sul Americana de Marcha Atlética

A tetra-campeã Viviane Lyra confirmou a sua participação na Copa Brasil de Marcha Atlética 2022. Marcada para o próximo domingo dia 9 de janeiro, a competição é a primeira de uma série de grandes eventos na temporada e pode carimbar o passaporte dos vencedores.

“Esta é a primeira prova do ano. Vamos em busca da classificação para a Copa Sul Americana, que acontece em Lima, no Peru (06/2), antecipada devido à Copa do Mundo de Marcha Atlética ser no início de março”, projetou, Viviane.

Recordista brasileira dos 50 km (4:22:46), a carioca detém dois títulos nos 20 km (2018 e 2021), um título nos 50 km (2019) e outro nos 35 km (2020). Inscrita nas provas dos 20km e 35km, Viviane que é treinada pelo seu esposo, Luis Paulo, deve decidir apenas na véspera (sábado), de qual percurso participar.

“É muito bacana participar deste evento, onde estão reunidos grandes marchadores do Brasil inteiro, mas sempre vamos em busca de dar nosso melhor”, declarou, Viviane.

A Copa do Brasil de Marcha Atlética será disputada no circuito de 1km a ser montado no estacionamento do Bragança Garden Shopping, interior de São Paulo, e será transmitida ao vivo pelo Youtube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a partir das 6 horas.

Rio Atletismo

A participação de Viviane na Copa do Brasil representa muito ao atletismo do Rio. A renovação do registro da atleta coroou atos coletivos pelo direito da atleta. A Federação Estadual Rio de Atletismo (FERAt), na atuação do seu presidente Robson Maia, atendeu de imediato o contato do professor Geraldo Aluisio, responsável pela Associação Esportiva Fortes e Velozes (AEFZ-RJ), bem como o feedback da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

“Foi uma grata surpresa porque a gente sempre tinha dificuldade e eu precisei fazer a renovação da Viviane para participar desta competição e graças a Deus as coisas aconteceram com muita presteza, tive muita facilidade na renovação, ambas entidades nos trataram muito bem”, avaliou, Geraldo Aluisio.

Desde março de 2021 a FERAt trabalha para propiciar um ambiente proativo à todos os segmentos do atletismo no estado do Rio de Janeiro. Com o calendário de competições 2022 já organizado a federação se empenha para proporcionar um cenário proativo aos filiados, treinadores e atletas fluminense.

“A expectativa é de que a prova seja inserida nas competições estaduais e festivais e incentivada, principalmente nas categorias de base, para voltarmos a ter bastante atletas marchadores representando o nosso Estado em competições nacionais e internacionais”, finalizou Viviane.

Fonte: CBAt

Notícias Relacionadas