Notícias

Festival Aberto de Atletismo promove interação entre atletas civis e Aspirantes da Escola Naval

Festival Aberto de Atletismo
Festival Aberto de Atletismo promove interação entre atletas civis e Aspirantes da Escola Naval

Competição na Ilha de Villegagnon reuniu mais de 135 competidores de 16 clubes, no sábado (25/3).

O I° Festival Aberto de Atletismo de 2023 transformou a pista de atletismo da Escola Naval (EN) em um espaço de interação entre atletas civis e Aspirantes à Oficiais daquela Unidade Militar. Com mais de 130 competidores o evento reuniu 16 equipes movimentando uma ensolarada manhã de sábado (25/3), na Ilha de Villegagnon.

De acordo com o presidente em exercício da FERAt, Jorge Archanjo, a competição organizada com apoio da EN cumpriu a missão institucional técnica gerando oportunidade dos participantes avaliarem seus níveis de treinamentos para a temporada.

“No meu ponto de vista a realização do Festival Aberto foi um sucesso, baseado no entusiasmo dos atletas. Vimos muita entrega, melhorias de marcas. A Escola Naval nos brindou com um espaço raro, uma pista a beira-mar e dessa forma a FERAt espera ter contribuído para quem esteve competindo”. Destacou, Jorge Archanjo.

Formada por 37 Aspirantes competindo a equipe da Escola Naval treinada pelo Tenente Marcelo Vinci conquistou vários pódios, com: Aspirante Moreira * 100 m – 10”78 (final A); Aspirante Tannuri * 5000 m – 17’39” (2° lugar); Aspirante Marcelly Farias * 100 m – feminino 13”27 (3° lugar); Aspirante Gabriel Barcellos * Salto C/ Vara – 3m95 (2° lugar); Aspirante Sanches * Disco (Sub-20) – 31m67 (1° Lugar).

Para o Comandante do Corpo de Aspirantes da Escola Naval, Capitão de Mar e Guerra Marcel Parreiras de Bragança Oneto Araújo, a iniciativa da FERAt gerou contribuições para a temporada.

“A Escola Naval incentiva a prática esportiva dos Aspirantes por meio das equipes representativas. No caso específico deste torneio, a interação da equipe de atletismo com importantes instituições do Estado do Rio de Janeiro serve como grande motivação para próximos eventos, como a NAVAMAER, que envolve competição com as demais academias militares, e a MAC-NAV. Portanto, estaremos sempre à disposição da Federação Estadual Rio de Atletismo para eventos esportivos dessa natureza”. Avaliou, o Comandante.

Com 20 provas no Programa Horário o Festival Aberto de Atletismo mobilizou 20 árbitros da FERAt. Entre o público presente haviam vários ex-atletas de gerações passadas que foram prestigiar a competição e o lugar.

Mesmo não estando presente no Festival o ex-atleta olímpico de atletismo (Moscou 80), Geraldo José Pegado reconhece a importância de realizarem uma competição na EN.

“É um lugar privilegiado. Atuei na EN como profissional de educação física por 35 anos e saber deste evento me traz ótimas recordações pessoais, de aprendizado e crescimento, resultado da minha vivência na instituição”. Finalizou Pegado.

Notícias Relacionadas